Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37953

Comparte esta pagina

Título : A mediação pedagógica na perspectiva de letramentos digitais : construindo um ecossistema comunicativo através de mensagens digitais coletivas
Autor : SILVA, Simone Rodrigues de Melo
Palabras clave : Educação – Inovações Digitais; Tecnologias Digitais – Letramento; Tecnologias Digitais – Aprendizagem; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 10-mar-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Simone Rodrigues de Melo. A mediação pedagógica na perspectiva de letramentos digitais: construindo um ecossistema comunicativo através de mensagens digitais coletivas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Diante de uma sociedade organizada em redes, e cada vez mais imersa na cultura digital, buscamos analisar a concepção de uso das Tecnologias Digitais (TD) que os professores do Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental desenvolvem durante a mediação pedagógica na produção das mensagens digitais coletivas realizadas no Projeto Rede de Leitores/Ciber Letras Kids, embasada no processo educomunicativo. Isso a partir de uma Pesquisa qualitativa com observação participante, buscando identificar as concepções acerca do termo Letramento, os tipos de letramentos associados aos Letramentos Digitais e o Letramento Científico. Utilizamos o conceito emergente de multiletramentos, assim como níveis de letramentos distintos: funcional, crítico e retórico, para a partir disso levantarmos o posicionamento dos professores referente a sua aquisição/apropriação tecnológica voltado para o processo educomunicativo. A metodologia foi de caráter qualitativo, com o uso de entrevistas semiestruturadas e de questionários online. Fizemos registros em áudio e notas de campo com professores do Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Olinda, Pernambuco, que participaram do projeto Rede de Leitores/Ciber Letras Kids. Com os resultados percebemos que a criação do ecossistema comunicativo aberto digital permite a troca de experiências da cultura local alinhado ao currículo escolar. Essas experiências fortalecem o ecossistema comunicativo, porque promovem a colaboração, a criticidade de acordo com cotidiano dos estudantes, observamos também, a capacidade dos professores perceberem como os recursos digitais facilitam/dificultam a mediação pedagógica no processo educomunicativo, de modo a organizarem/construírem um ecossistema comunicativo de aprendizagem.
Descripción : SILVA, Simone Rodrigues de Melo​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​MELO, Simone Rodrigues de
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37953
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Simone Rodrigues de Melo Silva.pdf3,28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons